A radioastronomia é um ramo da astronomia que estuda os diversos componentes do Universo na frequência das ondas de rádio.
A astronomia possui ferramentas que permitem observar os objetos celestes nas mais diversas formas de radiação Electromagnética, tais como Raios Gama, Ultravioleta, Infravermelho, entre outros. Entre essas formas de radiação inclui-se também as ondas de rádio, e é exatamente aí que entra a Radioastronomia.
As ondas de rádio que vêm do espaço são captadas através dos radiotelescópios, um tipo de telescópio bem diferente dos telescópio óticos. Um radiotelescópio é constituído por uma antena com forma de “disco encurvado” relativamente grande, podendo ter dezenas ou até mesmo centenas de metros de diâmetro. Frequentemente vários radiotelescópio trabalham em conjunto, formando aquilo a que se chama de interferômetro.
A radioastronomia é um ramo da astronomia ainda relativamente recente, tendo surgido no início da década de 1930. Desde então a radioastronomia permitiu-nos conhecer o Universo de forma muito mais aprofundada, tendo até levado à descoberta de diversos objetos celestes que não são passíveis de ser observados através da astronomia ótica.
Através da radioastronomia foram descobertos vários objetos celestes até então desconhecidos, como é o caso dos Quasares, Pulsares, entre outros objetos celestes. Para além disso foi também descoberta a radiação cósmica de fundo que veio dar mais credibilidade à teoria do Big Bang.
0 Comentários