Header Ads Widget

Space News Pb

Hayabusa2 realiza pouso para coleta de amostras no asteroide Ryugu

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) na noite desta quinta-feira (21), pousou com sucesso no asteroide Ryugu.
O processo foi atrasado por várias horas devido à necessidade de averiguar todos os sistemas. Inicialmente, o pouso estava previsto para outubro do ano passado, mas verificou-se que a superfície do asteroide era muito mais rochosa do que o esperado, podendo danificar ou até destruir a sonda no momento da aterrissagem.Dessa forma, os cientistas precisaram de mais tempo para procurar um local seguro para realizar a descida. 
spacenewspb

Agora a sonda deve ficar em um terreno relativamente plano com um diâmetro de 6 metros. Até o final do ano, a sonda Hayabusa-2, que foi lançada em 2014, deve coletar ao menos três amostras da superfície do asteroide e depois entregá-las ao nosso planeta.Em junho do ano passado, a sonda japonesa Hayabusa-2 atingiu seu objetivo depois de uma jornada de três anos no espaço, aproximando-se a uma distância de 20 quilômetros do asteroide em questão. A missão deve ser concluída em 2020, com o retorno à Terra.
Foram retiradas amostras do corpo interestelar e o material deve ajudar a entender melhor a formação do sistema solar.
spacenewspb

O asteroide Ryugu, que possui cerca de 900 metros de diâmetro, está a 340 milhões de quilômetros do nosso planeta. A órbita de Ryugu passa perto das órbitas da Terra e de Marte, o que dá aos cientistas a esperança de que vestígios de água e matéria orgânica possam ser encontrados em sua superfície.
spacenewspb

Em 2010, uma missão semelhante a essa, no asteroide Itokawa, foi realizada pela sonda antecessora Hayabusa. Como estava previsto, a sonda só pousou por alguns segundos no asteroide, o tempo necessário para lançar um projétil (uma espécie de bola) e gerar uma nuvem de poeira para armazenar uma mostra. Outra operação de coleta de mostras de material diferente deve ocorrer em algumas semanas.
spacenewspb

"Estou realmente aliviado. O tempo passou muito lentamente até o pouso. Foi tudo bem, estamos felizes", disse Makoto Yoshikawa, um dos coordenadores da missão.

A Hayabusa2 "retornou, como estava previsto, a sua posição orbital ao redor do Ryugu e enviou as primeiras indicações que mostram que ocorreu o contato com o asteroide", completou.
spacenewspb

Como o asteroide Ryugu fica a 340 milhões de quilômetros da Terra, o que explica que se exija um pouco de tempo até que os dados cheguem ao centro de controle da missão.

Postar um comentário

0 Comentários