A Apollo 12 foi a segunda missão do programa a colocar seres humanos na superfície da Lua. Nesta missão seguiram em direção à Lua 3 astronautas, dois deles pousaram na superfície lunar enquanto que outro ficou em órbita ao redor da Lua.
Depois do sucesso que foi a missão Apollo 11, que em Julho de 1969 tinha colocado os 2 primeiros homens da superfície da Lua, em 14 de Novembro desse mesmo ano partiu para a Lua a missão Apollo 12. Ela levava consigo o comandante Charles “Pete” Conrad, o piloto do módulo lunar Alan Bean, e o piloto do módulo de comando Richard Gordon.
No dia 19 de Novembro de 1969, os astronautas Charles “Pete” Conrad e Alan Bean pousaram na superfície da Lua, mais precisamente no Oceano das Tormentas (Oceanus Procellarum). Algumas horas após a alunagem, ambos os astronautas saíram do Módulo Lunar e desceram para a superfície da Lua. O primeiro a sair foi o astronauta Charles Conrad, logo depois saiu o astronauta Alan Bean e ambos deram um breve passeio pela Lua. O astronauta Richard Gordon permaneceu em órbita ao redor da Lua, não tendo pisado o solo lunar, tal como tinha acontecido com o astronauta Michael Collins da Apollo 11.
Entretanto os astronautas avistaram a sonda Surveyor 3, uma sonda espacial não tripulada que tinha pousado na Lua em Abril de 1967. Os cientistas queriam saber como se encontrava esta sonda em termos de estado de conservação.
Na escolha do local de pouso da Apollo 12, isto foi levando em consideração. Algumas peças da sonda Surveyor 3 foram recuperadas e trazidas para a Terra para análise.
Esta missão trouxe ainda para a Terra cerca de 34 Kg de rocha lunar, e deixou na superfície da Lua vários instrumentos científicos, nomeadamente um sismógrafo, um magnetómetro. e um analisador de fluxo solar.
Depois de concluída a missão na Lua, a Apollo 12 e seus 3 astronautas regressaram à Terra, tendo chegado no dia 24 de Novembro de 1969.
0 Comentários