Header Ads Widget

Space News Pb

Projeto Apollo (Apollo 16)

Apollo 16, a quinta e penúltima missão do programa Apollo a levar astronautas até à superfície da Lua. Esta foi a primeira missão a pousar numa região montanhosa na superfície do nosso satélite natural, e foi a segunda a utilizar um Jipe Lunar (ou Rover Lunar) que assim serviu de “meio de transporte” para que os astronautas se deslocassem na Lua.

A missão Apollo 16, da Agência Espacial Norte-Americana NASA, foi lançada em 16 de Abril de 1972 levando consigo os astronautas John Young (Comandante), Charles Duke (Piloto do Módulo Lunar) e Thomas Mattingly (Piloto do Módulo de Comando). O objetivo da missão era pousar o Módulo Lunar Orion numa região montanhosa da Lua chamada de Descartes.
Assim sucedeu. No dia 21 de Abril de 1972, os astronautas John Young e Charles Duke pousaram na superfície lunar utilizando o Módulo Lunar Orion. O astronauta Thomas Mattingly (também conhecido como Ken Mattingly) ficou em órbita da Lua, não tendo pousado na superfície do nosso satélite.
Os astronautas John Young e Charles Duke estiveram cerca de 71 horas na superfície da Lua. Durante esse tempo estiveram em “atividades extra-veiculares” (também conhecidas por “passeios lunares”) por três vezes, totalizando 20 horas e 14 minutos de atividades fora do Módulo Lunar. Essas atividades extra-veiculares incluíram montagem de equipamento na Lua, recolha de amostras da Lua, obtenção de fotos, entre outras atividades. O Rover Lunar foi utilizado nessa missão, tendo percorrido ao todo cerca de 26,7 km, um pouco menos que o Rover Lunar da Apollo 15. O total de amostras de rocha que os astronautas trouxeram para o planeta Terra foi de 95,8 kg.
Finalmente, no dia 24 de Abril de 1972 os dois astronautas deixam a superfície lunar e juntam-se a Thomas Mattingley, que tinha ficado em órbita da Lua a bordo do Módulo de Comando.
No dia 27 de Abril de 1972 os três astronautas da Apollo 16 chegaram à Terra tendo concluído uma missão bem sucedida.

Postar um comentário

0 Comentários