O rover Curiosity, da Nasa, conseguiu capturar uma foto panorâmica de Marte com a maior resolução já atingida. Composta por mais de 1.000 imagens tiradas durante o feriado norte-americano de Ação de Graças de 2019, o registro contém 1,8 bilhão de pixels da paisagem marciana.
A Mast Camera do rover, ou Mastcam, usou várias lentes para produzir a foto. Sua lente telefoto fez a panorâmica; ao mesmo tempo, a de ângulo médio foi usada para produzir um panorama de baixa resolução e quase 650 milhões de pixels, que inclui o convés e o braço robótico do veículo espacial.
Ambos os panoramas mostram Glen Torridon, uma região ao lado da montanha conhecida como Monte Sharp, local onde o Curiosity está explorando. Foram necessárias mais de 6 horas e meia ao longo dos quatro dias para que o rover capturasse as imagens.
Os operadores da Mastcam programaram uma complexa lista de tarefas, que incluíam apontar o mastro do veículo espacial e garantir que as imagens estivessem em foco. Para assegurar uma iluminação consistente, eles limitavam a produção de imagens entre o meio-dia e as 2 horas da tarde locais de Marte.
"Enquanto alguns da nossa equipe estavam em casa desfrutando o peru, o Curiosity produziu este banquete para os olhos", comentou Ashwin Vasavada, cientista da NASA que participou do projeto, em nota.
0 Comentários