Header Ads Widget

Space News Pb

O detetive a bordo do Rover Perseverance !

Em todas as matérias aqui postadas sobre o Rover Perseverance, nós sempre temos falado que o seu principal objetivo será descobrir sinais de vida passada em Marte.
E para isso, o rover vai usar um instrumento em particular.Seu nome, SHERLOC, uma sigla que quer dizer, Scanning Habitable Environments With Raman & Luminescence For Organics & Chemiclas.
É esse instrumento que será usado para detectar elementos químicos em Marte, e moléculas que estiveram de alguma forma ligadas com a vida no passado do planeta.
Perseverance
Só que existe um desafio muito grande nisso, como saber se algo tem relação com a vida, ou não. Então aí é que entra o grande segredo do instrumento SHERLOC, o seu sistema de calibração.
Os cientistas usaram 11 coisas que foram calibradas pelo SHERLOC e vocês vão ver que os objetivos vão muito além de encontrar vida.
O SHERLOC está montado no final do braço robótico do rover e o instrumento como um todo inclui, um laser, uma câmera e analisadores químicos, chamados de espectrômetros.
Esses componentes serão usados de forma integrada para pesquisar por substâncias que foram alteradas pela água e que possivelmente possam revelar evidências de uma vida microscópica antiga em Marte.
E para fazer o instrumento operar de forma consistente, os cientistas construíram um equipamento para calibração, na verdade, eles construíram um alvo de calibração.
Esse alvo tem o tamanho de um celular e fica montado na frente do rover, e nele se tem 10 alvos que consistem de amostras de diferentes materiais.
A ideia é que de vez em quando os cientistas possam verificar a função do SHERLOC direcionando para diferentes materiais no alvo.
Como eles sabem qual a leitura tem que dar quando o SHERLOC está funcionando corretamente, eles conseguem calibrar o instrumento e assim fazer as medidas do solo marciano.
Esse alvo de calibração além de possuir materiais que estão ligados com a vida marciana tem também algumas coisas interessantes.
Por exemplo, está ali uma amostra do que poderia ser a roupa de futuros astronautas marcianos.
O SHERLOC de tempos em tempos irá verificar esse material para saber como as condições marcianas estão atuando nele e isso será muito importante para posteriormente construir o traje espacial dos astronautas que irão explorar Marte.
E a comparação será feito com um material semelhante que ficou aqui na Terra e que estará numa câmara de teste que imita as condições marcianas.
Outra coisa interessante que tem no alvo de calibração do SHERLOC é uma amostra de um meteorito marciano que foi encontrado na Terra em 1999.
Os pesquisadores com isso poderão entender as interações químicas entre a superfície e a atmosfera do planeta com o passar do tempo, algo muito importante para se entender sobre a dinâmica do planeta.
E aí, será que o SHERLOC irá encontrar a tão famosa e tão falada vida em Marte, mesmo que evidências de uma vida passada?

Fonte:

Postar um comentário

0 Comentários