A Blue Origin anunciou em 5 de maio que transportará pessoas em seu veículo suborbital New Shepard pela primeira vez em 20 de julho, e leiloará um dos assentos naquele lançamento.
A empresa disse que, após anos de voos de teste sem ninguém a bordo, começará a transportar pessoas em New Shepard. O anúncio ocorreu 60 anos depois de o homônimo do veículo, Alan Shepard, se tornar o primeiro espaço americano no lançamento do Mercury 3 suborbital. A data programada do vôo é o 52º aniversário do pouso da Apollo 11.
O interior da cápsula da tripulação New Shepard, que transportará pessoas pela primeira vez em um lançamento suborbital em 20 de julho. Crédito: Blue Origin |
A empresa deu a entender durante seu vôo de teste mais recente do veículo em 14 de abril que ele estava pronto para começar a voar pessoas no veículo. A empresa usou o voo para testar procedimentos para voos futuros da tripulação, incluindo ter funcionários da empresa, fazer o papel de clientes, embarcar no veículo durante os preparativos de pré-lançamento e também praticar a saída do veículo após o pouso.
“Voamos com este veículo 15 vezes e, após o último vôo, dissemos: 'Está na hora. Vamos colocar as pessoas a bordo '”, disse Ariane Cornell, diretora de vendas de astronautas da Blue Origin, em uma ligação com repórteres.
A empresa não divulgou quem voará no veículo, com capacidade para transportar seis pessoas, além disso disponibilizará uma vaga ao público por meio de leilão . A empresa aceitará ofertas lacradas até 19 de maio, em seguida, entrará em uma fase de licitação não lacrada, concluindo em um leilão ao vivo em 12 de junho. A Blue Origin disse que a receita do leilão irá para uma organização sem fins lucrativos afiliada, o Club for the Future, que apóia Atividades de educação STEM.
Quando a Blue Origin anunciou em 29 de abril que revelaria seus planos para vender o primeiro assento no New Shepard, muitos esperavam que revelaria formalmente os planos há muito aguardados para começar a vender ingressos. A empresa falou pouco sobre sua estratégia de vendas de ingressos, incluindo quanto custariam.
Cornell se recusou a discutir como a empresa venderia os ingressos além do leilão inicial. “Não temos detalhes sobre os preços dos assentos futuros e anunciaremos os detalhes de como esses assentos futuros serão vendidos no futuro, após este leilão.” Ela acrescentou que a empresa fará anotações dos “licitantes mais ativos” naquele leilão para acompanhamento nas futuras vendas de ingressos.
Ela também disse que, após o voo de 20 de julho, “teremos mais alguns voos com tripulação antes do final do ano”.
Embora a empresa não tenha divulgado detalhes sobre a venda de ingressos, a empresa está compartilhando mais informações sobre a experiência do voo espacial. Cornell disse que aqueles que voam na New Shepard chegarão às instalações da empresa no oeste do Texas quatro dias antes do lançamento e passarão por três dias de treinamento. Isso incluirá trabalhar em uma maquete dos procedimentos de aprendizagem da cápsula da tripulação do New Shepard para entrar e sair do veículo, bem como os protocolos de emergência.
Quem voa na New Shepard tem que cumprir uma série de condições físicas e outras, de acordo com um documento de termos e condições publicado no site da empresa . Isso inclui ter pelo menos 18 anos, pesar entre 50 e 101 quilos, ter entre 152 a 193 centímetros de altura e ser capaz de suportar 3g de aceleração no lançamento e 5,5g “por alguns segundos” na reentrada.
A Blue Origin não revelou quantas pessoas demonstraram interesse em voar na New Shepard ao se inscrever em seu site na semana passada para saber como poderiam comprar passagens. “Posso dizer que o site foi malhado na semana passada”, disse Cornell. “Obviamente, esperamos que seja um bom precursor para entusiasmo e participação no leilão em 12 de junho.”
Loizos Heracleous, professor de estratégia da Warwick Business School, observou que existem cerca de seis milhões de pessoas em todo o mundo com um patrimônio líquido de pelo menos US $ 5 milhões e, portanto, provavelmente no mercado acessível para um vôo como este.
“Para alguns, será sobre o direito de se gabar, para outros será uma experiência para a vida toda”, disse ele em um comunicado sobre por que as pessoas estariam dispostas a pagar um prêmio para voar em um veículo suborbital. “Em termos financeiros estritos, pode não parecer uma decisão sábia, mas se for uma pequena parte de sua renda disponível ou patrimônio líquido, eles podem querer fazê-lo.”
0 Comentários