Header Ads Widget

Space News Pb

Voo de teste da Starliner agendado para 30 de julho !

A NASA e a Boeing agendaram um segundo vôo de teste da nave espacial da tripulação comercial Starliner CST-100 para 30 de julho.
O CST-100 Starliner que fará o voo de teste sem tampa do OFT-2 está quase pronto para um lançamento agora agendado para 30 de julho. Crédito: Boeing


Em declarações separadas, a agência e a empresa disseram que planejavam lançar o Starliner em um Atlas 5 da United Launch Alliance às 14h53, dia 30 de julho, na missão Orbital Flight Test (OFT) 2. Um lançamento naquele dia permitiria que a espaçonave atracasse na Estação Espacial Internacional na noite de 31 de julho.

A nova data de lançamento vem depois que a NASA e a Boeing concluíram um “ensaio geral de missão integrada” para a missão usando um simulador em uma instalação da Boeing em Houston. A simulação de cinco dias cobriu atividades começando 26 horas antes do lançamento e passando pelo pouso, incluindo atracação e desacoplamento da estação.

“Foi uma outra oportunidade de executar o software de ponta a ponta com o hardware de mais alta fidelidade e controladores de missão no circuito para simular o mais próximo possível de um vôo real”, disse John Vollmer, vice-presidente da Starliner e gerente de programa da Boeing, em uma declaração da empresa.

Além de realizar o ensaio geral, a Boeing concluiu todas as ações recomendadas por uma equipe de revisão independente após a missão OFT original em dezembro de 2019, que sofreu vários problemas que a impediram de ir para a ISS. A NASA observou em seu comunicado que essas ações estão “pendentes de fechamento” pela agência.

O Starliner que vai voar na missão OFT-2 está, neste ponto, praticamente pronto. A Boeing agora se concentrará no processamento da espaçonave que será usada na missão Crew Flight Test (CFT), até o momento das atividades de pré-lançamento do OFT-2 no meio do verão.

Enquanto a espaçonave está quase pronta, a Boeing tem que esperar até o final de julho para ser lançada por causa dos cronogramas de lançamento na Faixa Leste, bem como dos veículos que visitam a ISS. Starliner pode atracar em uma das duas portas da estação, uma das quais está atualmente ocupada pela nave Crew-2 Crew Dragon. O outro será usado por uma missão de carga do Dragão, lançada em 3 de junho e programada para permanecer na estação até meados de julho.

“O modelo de tráfego lá na ISS é outra coisa”, disse Bob Cabana, diretor do Centro Espacial Kennedy, durante uma apresentação da Associação de Transporte Espacial em 6 de maio ao mencionar o status da missão OFT-2, pouco antes das declarações da NASA e da Boeing sobre a nova data de lançamento. “Entre todos os diferentes veículos de reabastecimento e os diferentes veículos da tripulação indo e voltando, está ficando difícil encontrar um local para atracar lá.”

No entanto, a nova data de lançamento ainda é um pouco anterior ao esperado. Em meados de abril, funcionários da NASA disseram que estavam projetando o lançamento do OFT-2 em agosto ou setembro . A Boeing disse na época que o Starliner estaria "pronto para a missão" em maio, caso uma janela de lançamento anterior se tornasse disponível.

A NASA e a Boeing têm esperança de que, se o OFT-2 for lançado neste verão, ainda poderá voar a missão CFT com três astronautas da NASA a bordo antes do final do ano. Cabana disse que queria voar CFT "espero que ainda este ano".

Em uma reunião do Painel Consultivo de Segurança Aeroespacial da NASA em 6 de maio, o membro do painel David West disse que havia “boa confiança dentro da NASA” sobre a prontidão de lançamento do OFT-2. No entanto, ele acrescentou que há “vários itens em aberto que exigirão resolução” antes da missão CFT, mas não entrou em detalhes sobre essas questões.

Mais tarde na reunião, outro membro do painel, Amy Donahue, disse que a NASA e a Boeing haviam finalizado os planos para conduzir uma avaliação de segurança organizacional da empresa. O painel, em sua reunião de fevereiro, reclamou que a NASA ainda não havia iniciado a auditoria da cultura de segurança e convocou a agência a realizar a auditoria antes da missão CFT. A NASA disse que atrasou a avaliação por causa de complicações causadas pela pandemia.

Donahue disse que uma equipe conjunta NASA-Boeing conduzirá a avaliação "muito em breve" e que os resultados da avaliação devem estar prontos para serem apresentados na próxima reunião do painel em julho.

“Continuamos a acreditar que a avaliação da cultura de segurança deve ser realizada em breve para garantir que quaisquer problemas sistêmicos remanescentes relacionados à gestão de risco, qualidade e segurança sejam identificados e corrigidos”, disse ela, “certamente antes que ocorra o CFT, mas agora mesmo antes do OFT-2 . ”

fonte:https://spacenews.com/starliner-test-flight-scheduled-for-july-30/

Postar um comentário

0 Comentários