A Nasa divulgou um vídeo em 360 graus que mostra o foguete gigante que levará astronautas à Lua e a Marte. A filmagem do SLS (sigla para Space Launch System, ou Sistema de Lançamento Espacial), nome do foguete, foi feita no Kennedy Space Center, na Flórida, e mostra o estágio central de 64 metros de altura do foguete sendo posicionado entre dois propulsores laterais em preparação para o lançamento.
O foguete é parte essencial do programa da Nasa Ártemis de exploração lunar. O plano inicial é, até o final deste ano, enviar a cápsula Orion - ainda sem astronautas - para um passeio ao redor da Lua e de volta à Terra. Depois, a ideia é ir até Marte. O plano é enviar a primeira mulher e o próximo homem à Lua.
O SLS foi desenvolvido em uma época em que empresas privadas, como a SpaceX, ainda estavam iniciando seus trabalhos com foguetes comerciais reutilizáveis. Por isso, tem algumas características de naves tradicionais. Por seu tamanho enorme, ele é o único foguete que conseguiria levar uma cápsula, astronautas e suprimentos para a Lua em uma única missão. Ele se parece com o chinês Long March 9 e tem capacidade similar à da futura nave Starship, que Elon Musk quer usar para colonizar Marte. No desenvolvimento do projeto, a Nasa já gastou mais de US$ 10 bilhões no foguete e US$ 16 bilhões na cápsula. Quando estiver completamente montado, o SLS será mais alto que a Estátua da Liberdade (que tem 93 metros de altura) e será o foguete mais poderoso já construído.
0 Comentários