No dia 14 de Março de 2016 foi lançado rumo ao planeta Marte, a primeira das duas missões do programa espacial ExoMars.
A primeira missão deste programa espacial foi lançado a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 14 de Março de 2016.
A sonda deveria ser lançada em 2011 e chegar a Marte em 2013, mas um atraso por problemas de financiamento da operação modificaram a data de lançamento para 2016. A Agência Espacial Federal da Rússia (Roscosmos) colaborará com a ESA para completar o orçamento necessário fornecendo, entre outras coisas, o veículo e o local de lançamento.
Nesta primeira missão seguem para Marte dois equipamentos: o Trace Gas Orbiter (que vai ficar em órbita ao redor de Marte) e o módulo de pouso Schiaparelli (que vai pousar na superfície do planeta vermelho).
O Trace Gas Orbiter (TGO) tem como função estudar detalhadamente a atmosfera marciana para quantificar com precisão a presença de metano, vapor de água, dióxido de carbono, entre outros compostos químicos, que poderão apresentar alguma evidência de atividade biológica ou geológica no planeta Marte.
O Schiaparelli tem como objetivo testar diversos tipos de tecnologia para preparar a segunda missão do programa ExoMars, cujo lançamento está previsto para 2018. Nessa segunda missão, pretende-se levar um rover para a superfície de Marte, rover esse que irá se deslocar pela superfície do planeta recolhendo muitos dados sobre o mesmo.
A primeira missão do ExoMars deverá levar cerca de 7 meses para chegar ao planeta Marte, estando assim prevista a sua chegada em Outubro de 2016.
0 Comentários