Em 2016, o ESO fez um anúncio que abalou o mundo da astronomia. Depois de muitos projetos, depois de muitas tentativas, os observatórios do ESO dentro do projeto conhecido como Pale Red Dot conseguiram identificar a presença de um exoplaneta na órbita da estrela Proxima Centauri, a estrela mais próxima da Terra. O nome dele, o nosso querido Proxima b.
Mas você pode pensar, se o planeta foi identificado em 2016, que papo é esse que o planeta foi confirmado? Ah, é aí que mora a maravilha da ciência!!! O Proximab orbita a estrela Próxima Centauri que é uma estrela muito ativa, essa sua atividade pode gerar problemas na interpretação dos dados, e por isso embora o planeta tenha sido identificado ainda existiam incertezas na sua identificação.
E é assim que funciona, você vai lá descobre evidências de um determinado objeto, ou fenômeno e aquilo será então validade, checado , rechecado, testado e tudo mais. Isso faz parte da metodologia científica, e é nisso, que muitas peseudociências que conhecemos falha miseravelmente.
Então os astrônomos continuaram estudando a estrela Proxima Centauri, para poder confirmar a presença do Proxima b, e também quem sabe encontrar ali outro exoplaneta. O Proxima b foi descoberto pelo instrumento HARPS, lembrando que ele usa o método da velocidade radial, já que o b não transita a estrela observando daqui da Terra. Para confirmar a sua presença os astrônomos usaram o instrumento mais poderoso, o EXPRESSO, acoplado dessa vez ao VLT. Qual a diferença? O EXPRESSO tem uma resolução melhor e consegue separar o que é efeito da estrela e o que é a presença de um planeta causando a variação na órbita da estrela. ` E o EXPRESSO então confirmou sim a presença do Proxima b, com 1.29 vezes a massa da Terra, mas orbitando a estrela muito próximo, muito provavelmente travado gravitacionalmente e sendo castigado pela forte radiação.
Não dá para saber a densidade do planeta ainda. Mas nessa busca por confirmar o Proxima b, o EXPRESSO descobriu um sinal promissor para a existência de um terceiro planeta na órbita de Proxima Centauri, pois já existe a proposta para a existência do Proxima c, que precisa ainda ser confirmado. Esse terceiro exoplaneta não estaria na zona habitável, mas ele pode ser um planeta que transite a estrela. Ou seja, é possível com um esforço tecnológico tentar estudar esse terceiro exoplaneta por meio da técnica do trânsito. Vamos aguardar, mas a princípio pode colocar aí, o Proxima b foi confirmado!!!
0 Comentários