O Observatório de La Silla do ESO se estende diante dos nossos olhos nesta imagem obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Photo Gerhard Hüdepohl. Esta perspectiva nos mostra um olhar a partir do topo de uma montanha no deserto chileno do Atacama, capturando vários telescópios e edifícios de apoio que salpicam a paisagem árida e remota do deserto.
O telescópio que vemos em primeiro plano é o telescópio de 3,6 metros do ESO, com a sua cúpula branca e base cinzenta. Uma pequena ponte liga o telescópio a um cilindro mais estreito com cúpula branca semelhante — o agora desativado Telescópio Auxiliar Coudé do ESO. No fundo da imagem ao longe, vemos uma série de edifícios baixos e retangulares aninhados nas encostas da montanha, que incluem o centro de operações do observatório, os dormitórios e um hotel.
Como esta imagem mostra bem, não existem outros sinais de civilização humana num raio de muitos quilômetros. Localizado a uma altitude de 2400 metros e na periferia do deserto mais árido do planeta, La Silla tem poucas hipóteses de se tornar num local de desenvolvimento residencial e comercial. Em vez disso, a sua isolação perfeita faz de La Sila um dos melhores lugares na Terra para a astronomia, com céus escuros livres de nuvens durante a maior parte das noites do ano.
0 Comentários