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Empresas e agências governamentais anunciam planos para projetos de sonda lunar.

As agências espaciais japonesas e canadenses anunciaram planos em 26 de maio para enviar pequenos rovers à Lua nos próximos anos, enquanto a Lockheed Martin revelou uma parceria com a montadora General Motors para propor um rover para o programa Artemis da NASA.
Concepção artística

A agência espacial japonesa JAXA disse que está trabalhando com várias empresas japonesas para pilotar um minúsculo rover em uma missão lunar lançada em 2022 pela ispace. O rover, aproximadamente do tamanho de uma bola de beisebol, se dividirá ao meio após o pouso, com os dois hemisférios servindo como rodas. Ele se moverá na superfície para coletar dados sobre tecnologia de direção autônoma para auxiliar no desenvolvimento de futuros rovers, incluindo um grande rover pressurizado que a JAXA está projetando em cooperação com a Toyota.

O rover é uma das várias cargas úteis que o ispace está levando para a lua em seu primeiro módulo lunar, chamado Mission 1, lançado em 2022. O módulo está carregando outro rover, denominado Rashid, sendo desenvolvido pelo Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, nos Estados Unidos Emirados Árabes sob acordo anunciado em abril.

Em uma ligação com repórteres, Takeshi Hakamada, presidente-executivo da empresa sediada em Tóquio, disse que o acordo com a JAXA agora significa que o espaço de carga do módulo de pouso Mission 1 está cheio. O módulo de pouso em si está sendo montado e testado em uma instalação do ArianeGroup na Alemanha. O módulo de pouso será lançado em um SpaceX Falcon 9 em 2022. “Estamos muito confiantes de que cumpriremos esse cronograma”, disse ele.

A missão 1, como o nome sugere, é a primeira de uma série de missões lunares que a ispace pretende voar. “O negócio de transporte lunar comercial já começou”, disse ele. “Tenho orgulho de apoiar muitos clientes.”


Planos canadenses

Entre os clientes da missão 1 do ispace estão três empresas canadenses que voarão por instrumentos ou coletarão dados na missão da sonda com o apoio de prêmios da Agência Espacial Canadense (CSA) anunciada em 26 de maio.

Os Serviços Espaciais de Controle de Missão voarão um computador no módulo de pouso para testar algoritmos de inteligência artificial que serão usados ​​para apoiar as operações do rover Rashid. A Canadensys Aerospace Corporation está fornecendo uma câmera capaz de capturar imagens em 360 graus. A NGC Aerospace Ltd. testará um sistema de navegação que obterá imagens da lua da órbita e as comparará com mapas para fornecer uma localização precisa.

Embora cada empresa recebesse financiamento da CSA para suas cargas, as empresas providenciaram um espaço para carga de forma independente no módulo de pouso Mission 1 da ispace. Hakamada disse acreditar que todas as empresas escolheram a ispace com base em sua tecnologia e modelo de negócios.

“O Controle de Missão está confiante em sua capacidade de executar esta missão de ponta e, ao fazê-lo, nos ajuda a demonstrar tecnologia de ponta para operar rovers lunares”, disse Ewan Reid, presidente e executivo-chefe dos Serviços Espaciais de Controle de Missão, da ispace em uma afirmação.

A CSA destacou essas três cargas durante uma reunião separada em 26 de maio como parte de uma discussão mais ampla dos planos lunares da agência. Isso inclui contribuir com o braço robótico Canadarm3 para o portal lunar da NASA e, em troca, levar um astronauta canadense na missão Artemis 2 ao redor da lua e uma missão posterior ao portal.

A agência está prosseguindo com os planos discutidos no ano passado para voar um pequeno rover em um futuro módulo de pouso lunar robótico . O rover carregará dois instrumentos, um canadense e um americano, e foi projetado para operar por pelo menos um dia lunar e, se conseguir sobreviver à noite lunar de 14 dias, um segundo dia lunar.

A presidente da CSA, Lisa Campbell, disse que a agência em breve divulgará uma solicitação de propostas para o rover e selecionará duas empresas para o projeto inicial e trabalho de desenvolvimento antes de escolher uma delas para construir o rover.

A agência não discutiu os planos de lançamento do rover no evento, mas as autoridades disseram anteriormente que ele voaria em um módulo de pouso comercial por meio do programa Commercial Lunar Payload Services da NASA nos próximos cinco anos. “A linha do tempo está agressiva como sempre”, disse ela.

Lockheed e GM unem forças

Enquanto o Canadá e o Japão planejam voar em pequenos robôs robóticos, a Lockheed Martin anunciou em 26 de maio uma parceria com a General Motors para trabalhar no projeto de um veículo espacial destinado a transportar astronautas em missões Artemis.

Os executivos da Lockheed disseram que decidiram trabalhar com uma das maiores montadoras do mundo para alavancar as tecnologias que está desenvolvendo para veículos terrestres para uso em veículos espaciais projetados para serem mais capazes do que os veículos espaciais usados ​​nas três missões finais da Apollo meio século atrás.

“Para ter uma presença sustentável na lua, vamos precisar de mobilidade”, disse Lisa Callahan, vice-presidente e gerente geral de Espaço Civil Comercial da Lockheed, em um evento online sobre a parceria. “A GM está fazendo bilhões de dólares em investimentos em tecnologia e autonomia de baterias. Estamos muito entusiasmados com esta parceria, combinando-a com a nossa experiência na construção de naves espaciais robóticas e humanas no espaço profundo. ”

Os executivos da GM disseram estar interessados ​​em novas aplicações de tecnologias que estão desenvolvendo para automóveis convencionais. “Para o pessoal da GM, se você é um engenheiro de veículos e tem a oportunidade de trabalhar no veículo lunar, isso é praticamente um sonho que se torna realidade”, disse Jeff Ryder, vice-presidente de crescimento e estratégia da General Motors Defense, a subsidiária da GM que trabalha em programas governamentais.

Enquanto as empresas mostravam ilustrações de um rover capaz de transportar dois astronautas, as empresas revelaram poucos detalhes técnicos sobre o projeto, nem divulgaram quanto dinheiro investiram até agora no projeto. “Ainda estamos nos estágios iniciais de moldar isso”, disse Ryder.

Uma razão para a falta de detalhes é que as empresas estão esperando a NASA lançar um pedido de propostas para desenvolver um rover lunar. Essa RFP é esperada para o segundo semestre deste ano, disse Ryder, e as empresas usarão os requisitos que a agência inclui para refinar seu projeto e buscar financiamento.



“Estamos olhando não apenas para os requisitos que antecipamos da NASA, mas também para outras áreas da economia lunar que achamos que podemos satisfazer com o rover”, disse Kirk Shireman, vice-presidente de campanhas de exploração lunar da Lockheed Martin. “Estamos no processo de sonhar grande e convergir para o que pensamos que serão os requisitos definidos. É um momento muito, muito divertido para o projeto. ”

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