A maior lua de Júpiter e do nosso sistema solar vai receber seu primeiro registro em mais de 20 anos nesta segunda-feira (7). A missão Juno, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), fará uma passagem a apenas 1.038 km da superfície de Ganimedes por volta das 14h35 (horário de Brasília). É o mais perto que se chega do satélite desde que a espaçonave Galileo fez em sua penúltima aproximação, em maio de 2000.
Câmeras a bordo da Juno vão capturar imagens de Ganimedes, enquanto outros instrumentos podem coletar dados que ajudarão os cientistas a aprender mais sobre a composição da lua - incluindo sua casca de gelo, sua ionosfera e magnetosfera. A coleta de dados terá início cerca de três horas antes do ponto em que vai ocorrer a maior aproximação do satélite com a aeronave.
Pela velocidade com que a Juno viaja - cerca de 19 km por segundo -, Ganimedes passará de um pontinho de luz a um disco visível e novamente um pontinho de luz em um intervalo de apenas 25 minutos. Com 5.262 km de diâmetro, esta lua gigante é maior do que o planeta Mercúrio e é a única no sistema solar com seu próprio.
0 Comentários